segunda-feira, 9 de abril de 2012

Culturas e Estudos do Sertão aos Sertões

(Google Imagens)

Desde a minha mais tenra infância q'eu maginava qui meu sertão era Tão um Ser, um Ser Tão! Isso eu vi, vivi e sobrevivi entre os arvoredos, estradsa de légaus tirans com feixe de lenha na cabeça ou marando cabresto de fita de liciri às jeringonças que fazia com cabaça, gravetos em talos de mamoeiros - meus brinquedos mais lindos e prazerosos! Quano oiava as serras e "via" os bandos de Lampião e Maria Bunita, Curisco e Dadá ou oe meus antepassados índígenas - encatados entre os licurizeiros! Vi, vivi e sobrevivi o Sertão nas histórias e causos nos terreiros, nas cacimbas sem água ou de águas salobars e as poucas piabas e poços malassombrasos, enter calangos e macambiras...

Meu Sertão - território de muit@s outr@s - desde camaradas de nascença de lá - do Sertão - aos que estavam nos movimentos sociais aos da música, do teatro, do cinema. Muit@s em iguais parecenças ou invencionices. Tod@s na luta par que o Setão contuinue vicejando!

Ora, tomei conhecimento de que as universidades e pesquisadores(as) estão com suas monografias, dissertações, teses, filmes, eventos. Em Feira de Santana na Bahia - Portal do Sertão estão precvistos os eventos CELEBRAÇÃO DAS CULTURAS DO SERTÃO e I ECONTROS DE ESTUDOS DOS SERTÕES. Este último, leia a sua programação abaixo. Em ambos, vi nomes dos mais brilahntes lutadores dos Sertões e pelos quais tenho profunda admiração: Fábio Paes, Roberto Dantas, Chico Liberato, Ariano Suassuna, Cláudia Vasconcelos, Maria Ribeiro, Bule-Bule. entre outros!


Ver mais:
http://www.cultura.ba.gov.br/2012/03/21/confira-a-programacao-do-i-encontro-de-estudos-das-culturas-dos-sertoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário