quinta-feira, 12 de abril de 2012

Referências: Temática Indígena/Lei 11.645/08

UMA LISTA BÁSICA

O que abaixo disponibilizamos é para quem quiser lançar mão. Essa socialização tem origem na necessidade tão escancarada e manifestada ao longo dos diversos encontros em que participei com professoras(es), educadoras(es), escritoras(es) indígenas -, acerca das reflexões, diálogos e desafios à implementação da Lei 11.645/08 e da temática indígena em sala.

Alguns referenciais já se encontram disponíveis em formato pdf, na Internet. Outros, que porventura possua, comprometo-me a enviá-los por e-mails. É só informar os endereços eletrônicos com a solicitação que terei o maior prazer em estabelecer a circularidade de saberes, informações a fim de construirmos conhecimentos coletivamente!

Destaque: vejam nesses links sobre o projeto de intervenção História e Cultura dos Povos Indígenas pra valer e o vídeo que apresenta aspectos das oficinas desse processo. Para o vídeo, acesse: http://ademarioar.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
Para o projeto de intervenção, acesse:
http://ademarioar.blogspot.com.br/2010/04/fronteira-da-educacao-oficina-da.html

Numa próxima postagem socializarei algumas publicações/referenciais de autores indígenas, e iremos, passo a passo ampliando a lista.
Saudações educadoras!
AR

REFERÊNCIAIS AO ESTUDO E ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA E À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO QUE TANGE AO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996). Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEC, 1998.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (org) - História dos índios no Brasil, Cia. das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/São Paulo, São Paulo, 1992.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia do Brasil - mito, história, etnicidade, Editora Brasiliense, São Paulo, 1986, 173.

FLORESTAN, Fernandes - A função social da guerra na sociedade Tupinambá, Livraria Pioneira Editora/EDUSP, São Paulo, 1970.

GUARANI, Emerson e PREZIA, Benedito. (Org.) A criação do mundo e outras
belas histórias indígenas. São Paulo: Formato Editorial, 2011.

GRAÚNA, Graça (M. das Graças Ferreira). Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras. Recife. Universidade Federal de Pernambuco, 2003.

______. Educação, literatura e direitos humanos: visões indígenas da lei 11.645/08, Educação & Linguagem, Vol. 14, No 23/24 (2011).

GRUPIONE, Luís Donisete Benzi (Org.). Índios no Brasil. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 1992, 272 p.

LÉVI-STRAUSS, Claude-Tristes Trópicos, Edições 70, Lisboa, 1986 (1. edição 1955), 416.
LEI Nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 2008.

LOPES DA SILVA, Aracy (org) - A questão indígena na sala de aula - Subsídios para professores de 1º e 2° graus, Brasiliense, São Paulo, 1987.

LOPES DA SILVA, Aracy e GRUPIONE, Luís Donisete Benzi – por onde começar uma pesquisa sobre índios? Roteiro bibliográfico, MEC/MARI-USP, 1996.

______. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º Graus. Brasília: MEC/MARl/UNESCO. 1995.

MARTINS, Edilson. Nossos índios, nossos mortos, Editora Codecri, Rio de Janeiro, 1979.

MELIÀ, B. Educação indígena na escola. In: Cadernos CEDES, n 49, p. 11-17. 2000. (Educação indígena e Interculturalidade).

MELATTI, Júlio César - Índios do Brasil, Hucitec, São Paulo, 48 edição, 1983.
MINDLIN, Betty - Tuparis e Tarupás - Narrativas dos índios Tuparis de Rondônia, Editora Brasiliense/Edusp/Iama, São Paulo, 1993, 123 págs.

NAVARRO, Eduardo de Almeida. Método Moderno de Tupi Antigo, Editora Vozes, 2ª edição, 1998.
NIMUENDAJU, Curt - Textos Indigenistas, Edições Loyola São Paulo, 1982.
PREZIA, Benedito e HOORNAERT, Eduardo - Esta terra tinha dono, Cehila Popular/CIMI/FTD, São Paulo, 1991.

RIBEIRO, Ademario. Apape endé abá? Quem é você índio? Peça teatral, edição celebrativa do encerramento do projeto de intervenção, Simões Filho/Bahia, 2010.

_____. Poética Poranduba - Eco-Étnica. Salvador: Editora do Autor, 2001.

_____. Cotegipe, Água Comprida: Simões Filho – Uma História que Evoca Resgate, Valorização e Revisitação no Limiar do Século XXI, Simões Filho: Editora do Autor, 2009.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

RODRIGUES, Aryon D. - Línguas brasileiras - Para o conhecimento das línguas indígenas, Edições Loyola, São Paulo, 1986.

SAMPAIO, J. A. L. História e presença dos povos indígenas na Bahia. Disponível em http://www.anai.org.br/povos/Historia_Povos_Bahia.pdf Acessado em 3.05.2011

SILVA, Edson. Os índios no currículo escolar: as exigências e desafios da Lei 11.645/2008. Revista Brasileiros de Raiz. Brasília/DF, Ano I, nº 3, ago./set. 2011, p.41.

TXICÃO, Mauiá Meg Poanpo; TAFFAREL, Korowï; IKPENG, Iokore Kawakum e Alunos da Aldeia Moygu. Pintura Corporal Ikpeng. Série Experiências Didáticas 3º Grau Indígena. Barra do Bugres: UNEMAT, 2005.

VIDAL, Lux (org) - Grafismo Indígena - estudos de Antropologia estética, Nobel/Edusp, São Paulo, 1992.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo - Araweté: o povo de Ipixuna, CEDI, São Paulo, 1992, 192.

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