sexta-feira, 29 de março de 2013

Abril Indígena Pernambuco

Abril Indígena Pernambuco
 
Por Edmundo Monte
 
Organizado pela COPIPE – Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco, em parceria com lideranças indígenas do Estado, o ABRIL INDÍGENA PERNAMBUCO ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de Abril, no campus da UFPE. Dentre os objetivos do evento, destacam-se a socialização entre os povos, o fortalecimento do movimento indígena em Pernambuco, e ainda, a reafirmação da cultura do bem viver. Segundo a COPIPE, o evento deverá contar com a presença de mil indígenas, incluindo representantes de outros estados.
 
A ampla programação será composta de palestras sobre terra e território, educação escolar indígena, o atual cenário político em que se encontram os povos indígenas, debates em torno dos costumes e tradições e sobre as grandes obras que impactam as terras indígenas no Brasil.
 
O espaço também será palco de apresentações culturais de cada povo, culminando em um enorme toré para saudar o pai Tupã, que irá abençoar todos os presentes. De acordo com informações da APOINME, a “ideia surgiu a partir do momento em que os professores e lideranças indígenas de Pernambuco perceberam que os povos estavam se dispersando da luta, e por conta disso, nos dias 08 e 09 de março, foi realizado na TI Truká, um encontro de líderes e professores, onde citaram várias dificuldades e problemas no movimento, e com isso veio a ideia de levar o maior quantitativo possível de indígenas para o Recife”, fortalecendo os laços afetivos e culturais entre eles.
 
Os organizadores fazem questão de estender o convite a todos/as que desejam participar e contribuir com o fortalecimento do movimento indígena em Pernambuco.
 
Serviço:
 
Abril Indígena Pernambuco
 
Dias 01, 02 e 03 de abril
 
Local: Campus da UFPE, Cidade Universitária, Recife/PE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário