segunda-feira, 18 de março de 2013

Emergência dos Kiriri de Canta-Galo (Banzaê)

Comunicado
Emergência entre o Povo Kiriri de Cantar-Galo.
(Banzaê - BA).

Foto divulgação: Dernival Kiriri


POVO KIRIRI CANTA-GALO
 
A nação Kiriri vem por meio deste representante Manoel Cristovam Batista (cacique) do povo Kiriri, decretar estado de emergênciada situação caótica que vem acontecendo em nosso território e região do semiárido Nordeste II, motivo esse que nos leva a situação de calamidade aos povos Kiriri e Tuxá município de Banzaê, Kaimbé Massacará município de Euclides da Cunha e Toca do Cru município de Quijingue. Nos últimos três anos (2010, 2011 e 2012) sofrendo com longas estiagens, e nos período de plantio de feijão e milho não tiveram safra motivo esse que se agravou nos decorrentes meses afetando também a safra da castanha. Por tanto, a situação em 2013 chega em estado de emergência precária; Lagoas secas, tanques, barreiros,barragens, cisternas e açudes da região secaram, até as nascentes naturais (que chamamos de minadores) também estão secando. A preocupação dos povos indígenas vendo tudo se acabando por falta de alimentações e escassez de chuvas, as criações de animais morrendo de fome e sede, jovens sendo obrigado a sair de suas aldeias deixando suas famílias, seus costumes e tradições em busca de oportunidades em outras regiões do pais. Os programas que foram emplatados pelo governo Federal e Estadual, não estão sendo suficientes para atender todas essas demandas causadas pela seca.
 
Sabemos que o governo Federal e governo Estadual investiram R$ 15 milhões de reais em perfurações de poços artesianos de alta vazão na região, entre eles alguns foram perfurados no município de Banzaê e que essas vazões de água não vieram a contemplar aos povos indígenas dessa região. Se o governo tivesse investido pelo menos parte dessa vazão para irrigação da agricultura familiar nas terras indígenas, talvez não estivesse nessa situação. Somos uma população de 5.200(cinco mil e duzentos) indígenas em situação critica na região. O povo Kiriri reunido no dia 07 e 08 de janeiro de 2013 na aldeia canta galo pautaram o seguinte assunto: perfuração de poços artesianos de alta vasão para irrigação da agricultura família e consumo na agropecuária coletiva e individual. A irrigação é um dos mecanismos fundamentais ao desenvolvimento sustentável que é uma atividade praticada pelos povos indígenas. Diante das situações que se encontra, somos obrigados a pedir soluções imediatas para resolver os problemas causados pela seca: Em quanto a chuva não chega a nossa região e as perfurações dos poços artesianos não acontece, para amenizar o sofrimento de nossos índios e dos animais pedimos urgentemente Cesta básica para as famílias indígenas.
 
Ao Sr. coordenador geral Adenilton de Oliveira Santos do MUPOIBA 
 
Atenciosamente. Povo Kiriri Canta Galo, representante Manoel Cristovam Batista Cacíque Venho por meio de este comunicar o estado de emergência por conta da seca que afeta a nossa região.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário