terça-feira, 2 de abril de 2013

Mulheres de Axé e seu Catálogo

MULHERES DE AXÉ

A Publicação reforça o combate à intolerância religiosa e às desigualdades  Catálogo destaca lideranças femininas de terreiros baianos.

Duzentas personalidades femininas de terreiros de candomblé da Bahia são destaque no catálogo ‘Mulheres de Axé’, que será lançado nesta terça-feira, às 18h, no Forte Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 18h, em Salvador. O evento encerra as atividades do Março Mulher, que contou com um ciclo de mobilizações  acerca da luta das mulheres, e terá a presença de secretários estaduais, representantes dos povos de santo, atração cultural, entidades do movimento negro e de mulheres.
 
A publicação reúne textos e fotos sobre a trajetória de yalorixás e outras lideranças religiosas na luta pela preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana. A iniciativa é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Casa Civil, juntamente com Coletivo de Entidades Negras (CEN) e ONG Ação pela Cidadania. Identidade racial – A intenção é demonstrar a importância das mulheres negras no trabalho de combate à intolerância religiosa e às desigualdades.
 
 Foram mapeados terreiros das nações Bantu, Gêge e Nagô, com destaque para o perfil de liderança feminina, comum à grande maioria destes espaços religiosos. O catálogo oferecerá um rico material de pesquisa para públicos diversos, a exemplo de pesquisadores, estudantes e cidadãos de um modo geral. O material terá ainda um DVD com imagens e depoimentos sobre a atuação das mulheres na afirmação da identidade racial e empoderamento dentro das casas de axé, e também sua relevância nas comunidades em que estão inseridas. A maioria dos exemplares será distribuída gratuitamente em terreiros, bibliotecas, universidades, centros de pesquisa e equipamentos culturais da Bahia.
 
Fonte: http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/04/01/liderancas-femininas-serao-destacadas-na-publicacao-mulheres-de-axe
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário