segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Somos: Consciência Negra será debatida em mesa-redonda nesta quarta

Parte do projeto Somos, do programa Correio de Futuro, a mesa-redonda aconteceu às 14h desta quarta na sede da Rede Bahia

Da Redação
 
 
Uma mesa-redonda promovida pela 5ª turma do programa Correio de Futuro como parte do projeto Somos reunirá, hoje, às 15h, na sede da Rede Bahia, seis personalidades  que irão debater assuntos relacionados com o Dia da Consciência Negra. Participarão do debate DJ Sankofa, MC Coscarque, o arte-educador Nil Zuannys, a professora e socióloga Carla Akotirene, o fundador do grupo Mídia Periférica Enderson Araújo e a historiadora Gicélia Cruz.
 

O evento terá cobertura em tempo real  através do twitter do CORREIO (@correio24horas). A mesa será mediada pelo superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Ailton Ferreira. Com mais de 20 anos trabalhando pelas políticas públicas, Ailton é sociólogo, especializado em Comunicação, Mobilização e Cidadania.
 
 
Ele diz que ter a data de 20 de novembro como marco de resistência negra no Brasil é uma vitória para  todos os afrodescendentes. “Nos desenhos infantis, tínhamos até um herói verde, mas não se via um negro. Criar Zumbi dos Palmares  como referência heroica do nosso povo, a partir da data de sua morte, foi criar para os negros um figura para ser reverenciada como herói nacional”, analisou. 
A mesa-redonda faz parte das atividades produzidas pelos 11 integrantes da turma de 2013 do Correio de Futuro. Desde o último dia 14, os integrantes da turma produzem matérias relacionadas com o Dia da Consciência Negra que estão publicadas no site do CORREIO (www.correio24horas.com.br).
 
 
Durante os últimos dias, foram realizadas entrevistas com personagens que promovem projetos culturais em prol da cultura negra, com histórias de sobrevivência, galeria de fotos com negros anônimos da cidade e líderes de movimentos afros. Todas as matérias produzidas pelo grupo estão disponíveis no link www.correio24horas.com.br/somos.


OS DEBATEDORES
DIANE LIMA
Especialista em Arte, Moda e Contemporaneidade atuando no eixo interdisciplinar entre a arte e o design, dedicando-se a atividades e projetos que se preocupam em discutir, desenvolver e difundir a identidade e a diversidade Brasil

DJ SANKOFA 
Natural de Gana, na África, Justine Lloyd Ankai Macaidoo chegou em Santos (SP) em 2001, depois de passar 32 dias embaixo do motor no navio e hoje tem um centro cultural no Pelourinho.

MC COSCARQUE
Morador do bairro de Alto de Coutos, Carlos André Costa produz e movimenta o hip hop no Subúrbio Ferroviário. Graduado em Design, o rapper também é produtor cultural e fomenta a cultura, arte e, principalmente, hip hop para que possa ter seu reconhecimento e espaço na sociedade. Graças à música, ele participou de um documentário do cineasta americano Spike Lee.

NIL ZUANNYS 
Nasceu e cresceu na Liberdade. É  arte-educador, pós-graduado em Administração Pública e Cultura Afro-Brasileira, área de estudo que deu origem ao Canto Coral da Cultura Afro-Brasileira, grupo de ensino da arte, cultura afro-brasileira e indígena.

ENDERSON ARAÚJO
Um dos fundadores do Grupo Comunicadores Jovens Mídia Periférica, nasceu no bairro de Sussuarana e se tornou referência nacional em comunicação nas periferias para disseminar a ideia negativa que se constrói das comunidades de Salvador.

GICÉLIA CRUZ

Educadora, historiadora, socióloga e coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

CARLA AKOTIRENE  
Pesquisadora de violência letal contra jovens e adolescentes em Salvador, professora, socióloga, mestra em estudos sobre Mulheres, Gêneros e Feminismo e membro do Grupo de Mulher Jovens Negras Feministas.

AILTON FERREIRA (mediador) 
Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia. É sociólogo, especializado em Comunicação, Mobilização e Cidadania.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário