sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lideranças indígenas do Brasil firmam apoio ao Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas no Rio



19 de Dezembro de 2013
A Secretaria de Estado de Cultura e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio da Fundação Darcy Ribeiro, realizou um seminário na tarde de ontem (18/12), que discutiu a criação do Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas. O decreto foi publicado no Diário Oficial e garante o desenvolvimento de atividades culturais relacionadas aos costumes e tradições indígenas, no antigo prédio do Museu do índio, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Lideranças indígenas que estiveram presentes nos Jogos Indígenas 2013, em Cuiabá, firmaram em novembro deste ano, suas assinaturas, em apoio ao projeto do futuro Centro de Referência da Cultura Viva dos Povos Indígenas, que vai ser implantado no prédio desativado do Museu do Índio.

O seminário foi realizado no Hotel Novo Mundo, Flamengo, Zona Sul do Rio. Estiveram presentes alguns dos representantes indígenas e lideranças tradicionais de grande referência nacional, como o xinguano Pirakuman Yawalapiti (MT), Álvaro Tukano (AM), Marcos Terena (MS), Tabata Kuikuro (MT), Helena Paresi (MT) e Patxon Metuktire (MT), que é neto e representante do cacique Raoni. Indígenas do Estado do Rio de Janeiro também estiveram presentes. 

Um grupo de manifestantes que diziam apoiar alguns representantes da ocupação denominada Aldeia Maracanã e contrários ao decreto invadiram o local. Houve tumulto e policiais militares foram acionados solicitando que saíssem. Deixaram o local apenas depois do pedido de lideranças indígenas na reunião. Apesar da confusão, o dia foi considerado de vitória para alguns que ressaltaram a importância da preservação do espaço como referência para os povos originários do Brasil. Confira o vídeo.
  
Foto: Facebook: Cultura.rj/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário