segunda-feira, 10 de março de 2014

Ademario Ribeiro: Dados e danos aos povos indígenas no Brasil

13º Congresso do PCdoB - Notícia

Novas expansões das bandeiras do capital aliadas com as velhas aliadas invadem as fronteiras e continuam a solapar o que restou dos povos indígenas e se decreta a sua extinção no Brasil? Os povos indígenas continuam ao longo e mais de cinco séculos na pauta dos preferidos ao extermínio. Eles foram (e são?!?!) donos imemoriais desse território e foram exterminados, tapeados, minimizados, desterrados, aldeados... E mais crueldades continuam seus cursos.

Por Ademario Ribeiro*

Na atualidade as desgraças continuam a lhes abater. Diante desse contexto - muito se esperou dos governos de esquerda. Esses povos e suas lideranças simpatizaram e apostaram com essa possibilidade que tanto anelaram que chegaram a colocar seus cocares sob a cabeça do Lula e da Dilma. Que dor de cabeça! Sofrem com eles o que nem sofreram com os presidentes militares e nem com o Fernando Henrique Cardoso (FHG). De acordo com o levantamento do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante os oito anos do governo Lula e nos dois anos da presidenta Dilma -, “560 índios foram assassinados no Brasil, cuja média de 56 por ano também apresenta um crescimento de 168,3% em relação à média dos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso”.

Proposição para ser encaminhada à Conferência do PCdoB 

Nesse contexto em que se agravam as violações dos direitos indígenas e que as adversidades políticas e econômicas rasgam a Constituição Cidadã de 88, que reconhece a esses povos a sua organização social, costumes, línguas, crenças, tradições - como direitos originários sobre as terras por eles tradicionalmente ocupadas, assim como, a Convenção 169 da OIT - Organização Internacional do Trabalhado, da qual o Brasil por ser signatário tem a obrigação de tomar “medidas necessárias para identificar terras tradicionalmente ocupadas pelos povos interessados e garantir a efetiva proteção de seus direitos de propriedade e posse”, o Estado Brasileiro parece estar concentrado apenas na mão única das expansões do capital desigual sem sensibilizar e criar ações efetivas em defesa dos povos indígenas -, encaminho esse nosso ponto de vista à Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Bahia, a fim de que seja avaliado e incluído nas Teses do seu 13º Congresso -, com vistas a salvaguarda dessas populações, por um meio ambiente equilibrado e pelo desenvolvimento sustentado.

*Titulo Original: Ademário Ribeiro: Governos Lula e Dilma. Dados e danos aos povos indígenas no Brasil

*Ademario Souza Ribeiro, filiado ao PCdoB, Simões Filho (BA).
Fonte: http://www.pcdob.org.br/noticia.php?id_noticia=222911&id_secao=357

Nenhum comentário:

Postar um comentário