quarta-feira, 23 de abril de 2014

IX ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA


FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA
IX ENCONTRO DO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA - I ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

“Homenagem às comunidades Indígenas da Bahia e as personalidades centenárias “aos centenaristas” da cultura.

PROPOSTA TÉCNICA
APRESENTAÇÃO
O FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA foi articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011, e criado a partir das reuniões de formação em Janeiro de 2012 no Espaço N’Casa em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
O Fórum é um espaço de discussão, formação e articulaçãopermanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia.
O Fórum é um instrumento de controle social da Sociedade civil para proposição, monitoramento e avaliação das estratégias de gestão das políticas culturais do Estado da Bahia. É de objetivo do Fórum acompanhar a execução de ações, projetos e programas que são executados por órgãos governamentais nas esferas (municipal, Estadual e Federal) e pela iniciativa privada. O Fórum se direciona para apoiar os trabalhos e as ações dos Conselhos Municipais de Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, potencializando as formas e meios de produção e acesso à cultura, o marketing e divulgação cultural, além de apoiar as ações do Fundo Estadual de Cultura, e apoiando os editais e chamamentos públicos da área cultural.
O Fórum é uma forma democrática de reunir pessoas, entidades, artistas, produtoras/es, professoras/es, estudantes, interessadas/os na cultura em geral e debater todas as questões, dentre elas e a mais importante de todas, a Política Estadual de Cultura. Assim como, promovem capacitações, workshops e oficinas para qualificação social e profissional e para capilarização das políticas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado da Bahia.
O Fórum é uma rede estadual para à valorização da cultura, de pessoas, entidades não governamentais e de empresas, bem como de entidades que representam profissionais das respectivas áreas da cultura. Ele é um instrumento da sociedade civil organizada se dispondo, a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado. Que apóia e potencializa a continuidade das políticas aprovadas nas diversas instâncias governamentais, fortalecendo a operacionalização delas nos 27 territórios de identidade da Bahia.
O Fórum é eclético, plural, apartidário, mas com muita raça para decidir e encaminhar saídas estratégicas para as crises e os problemas da gestão das políticas culturais. O Fórum Estadual tem por objetivo promover e fortalecer os Fóruns de Cultura Municipais no Estado.
É chegada a hora.
O Fórum Estadual de Cultura da Bahia é tarefa de todos nós!

JUSTIFICATIVA
O Fórum de Cultura da Bahia vem com sua  abrangência, agregando todos os municípios, entidades, grupos, artistas e militantes da cultura. Temos como um de nossos principais objetivos consolidar  a presença nos 27 territórios de identidade do estado.
Com o  título de terceira maior região metropolitana em número de população no Nordeste brasileiro, a Região Metropolitana de Salvador – também conhecida por RMS ou Grande Salvador – é ainda a sétima mais populosa do Brasil e a 109ª do mundo com seus 3.574.804 habitantes (IBGE/2010) e seu  elevado índice de desigualdade social e com uma taxa de analfabetismo ainda alta e suas belas naturais caracteriza a cidade de Salvador em seus desdobramento diferenciado  nos segmentos culturais/sociais e educacionais.
A Região Metropolitana de Salvador é formada outros 10 municípios: Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Simões Filho, Salinas das Margaridas, Salvador e Vera Cruz.
A Região Metropolitana de Salvador é palco de típicas manifestações culturais e da musicalidade dos blocos afro e afoxés. Ainda há a forte evidência da cultura e religiosidade afro-descendente no local. Prova disso são os diversos terreiros de candomblé, igrejas e centros religiosos das mais variadas religiões, além das lavagens e festas religiosas.
O artesanato da Região está muito relacionado à pesca e se encontra em todos os municípios. A utilização de conchas de Salinas de Margarida por parte dos artesãos, que promove o reaproveitamento de retalhos, fibra de coco e bordado de cerâmica. Local de miscigenação e pluralidade de grupos culturais, a Região abriga, dentre outros, as seguintes comunidades: comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho; de pescadores e marisqueiras, em Salinas da Margarida, Itaparica e Vera Cruz; a comunidade indígena Kariri-Xocó, em Lauro de Freitas; a comunidade hippie de Arembepe.
A diversidade cultural que nasce da adaptação do ambiente em que vive o homem e abrange inúmeras áreas de conhecimento; crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, tecnologia, artesanatos, folclore.. Entendemos que além do intercâmbio cultural que os encontros do Fórum promovem a formação dos nossos membros também é importante, sobretudo o artista, o povo, a periferia, a ruralidade, o urbano, a sociedade e seus modos.
O Fórum de Cultura da Bahia vem para este território com mais uma tarefa de se consolidar como rede de organização político-cultural da Bahia, iremos aproveitar este encontro para iniciar um longo processo de formação política dos nossos membros. É a isso que se propõe este I Encontro de Formação Política do Fórum de Cultura, construir espaços de dialogo junto com a sociedade civil, poder público e os diversos segmentos culturais a formar cidadãos espalhados nestes 27 territórios e futuros agentes culturais para garantir seus direitos políticos, públicos e beneficiar a Cultura em toda sua vertente, sendo esta bem de poder, de fala, ação e movimento.
OBJETIVOS
GERAL
Articular o Fórum de Cultura da Bahia na região metropolitana de Salvador, criando uma rede de mobilizadores e agentes culturais na defesa da promoção e fomento das políticas públicas de cultura no território e promover o I Encontro de Formação Política do Fórum de Cultura da Bahia.
ESPECÍFICOS:
1.      Capacitar os participantes, agentes culturais, gestores públicos e a sociedade civil através da realização de rodas de conversas e de plenárias de formação;
2.      Consolidar a presença do Fórum de Cultura da Bahia na Região Metropolitana de Salvador;
3.      Eleger a Coordenação do Fórum de Cultura da Bahia Biênio 2014-2016;
4.      Mapear as manifestações culturais presente na Região Metropolitana de Salvador;
5.      Realizar Intercâmbio Cultural entre manifestações culturais da RMS e outros territórios;.
6.      Promover o pertencimento e poder dos coletivos e suas manifestações culturais presente nos Territórios de Identidade.
7.      Difundir a diversidade da cultura dos territórios de identidade e da região metropolitana de Salvador.
8.      Avaliar a situação das políticas públicas culturais dos territórios e apresentar o resultado do encontro aos órgãos competentes.
9.      Abrir espaços de construção social, cultural e política
10.  Desenvolver o crescimento cultural regional para a grande Massa.

CRONOGRAMA
Ação
Início
Término
Pré-produção
10/12/13
24/04/14
Inscrição
01/04/14
15/04/14
Oficinas/rodas de conversas precedente ao encontro
22/04/14
22/04/14
Realização
25/04/14
27/04/14
Pós-produção
28/04/1428/07/14


PROGRAMAÇÃO

*inscrições presencial dia 25 a partir das 14h - Colégio Padre Luis Palmeira


DIA 25/04 - sexta-feira
14h00min – Credenciamento - Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

16h00min - Concentração do Cortejo Cultural com Oficina de Cartazes
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

18h00min - Saída do Cortejo Cultural
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira até a Praça da Bíblia
20h00min – Abertura do Evento - Praça da Bíblia
Hino Nacional
Cerimônia de abertura
Convidados:
Representantes dos municípios do Território Metropolitano de Salvador
Representante da Secult
Representante da Sociedade Civil – Cristina Gonçalves - Delegada Nacional de Cultura
Representante do Conselho Estadual de Cultura
Mestre cerimônia - Alex Passos
Contra Mestre de Cerimônia – Rita Pinheiro e Fernando do Recife - Fórum de Cultura da Bahia

21h00min – Programação Cultural
Orquestra Viva Vivaldo

00h00min- Encerramento
Dia 26/04 – Sábado
07h00min às 08h00min – Café da manhã
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

08h30min - Abertura do espaço - intervenção cultural
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio da Rocha
Grupo Maracatu Santo Antônio - Salvador

09h00min Apresentação do Fórum de Cultura da Bahia
Mestre de Cerimônia - Helder Bonfim - Fórum de Cultura da Bahia

09h10min Homenagem ao Território do Sisal e a Cidade de Tucano
Rita Pinheiro - Garimpeira da Cultura

09h20min Intervenção Cultural de Simões Filho
Samba de Viola Quilombo Pitanga de Palmares - Simões Filho/BA

09h30min - Mesa de debate  Análise e Circunstância das Políticas Publicas: "Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?"
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio Batista

1 - Rita Santos - Associação das Baianas de Acarajé, Mingaus e Similares da Bahia
2 - Carlos Paiva- Superintendente de Promoção Cultural (Secult-BA)
3 – Jorge Salles – Secretário de Cultura de Simões Filho
4 - Ana Vanesca - Cine Teatro Plataforma
5- Val Macambira - Conselho Nacional de Política Cultural
6 – Eduardo Oliveira – Mestre em Políticas Públicas para Deficiente Físicos
7 – Robson Mol – Colegiado de Artes da Secult.
8- Fernanda Rocha - Sistema Est.. De Cultura e Cons. Municipais.
Mediadora - Cristina Gonçalves - Fórum de Cultura da Bahia

11h00min - Abertura para Debate

12h00min às 13h00min – Almoço - Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

13h30min – Intervenção Cultural - Mostra de Cultura Popular
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio da Rocha
14h10min – Mesa de debate - Mestres da Cultura: Instituição e costume de uma sociedade: Tradição Oral, Memória e Corporal
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio da Rocha
1. Lymbo kariri xocó - mobilizador social.
2. Nádia Acauã Tupinambá - educadora.
3 . Ademario Ribeiro – Historiador
5. Flávio gabril (Binho) - Quilombo de Pitanga dos Palmares.
6. Raimundo Batista Nascimento - Sr. Birro - Mestre Popular de Simões Filho
7. Romar Duarte – Mestre Popular de Candeias
8. Juracy Tavares – Professor
9. Cacique Lázaro Kiriri
Mediadora Rita Pinheiro – Fórum de Cultura da Bahia

15h00min – Abertura para o Debate

15h30min – Rodas de Conversa - Local: Escola Ressurreição

Roda 01 - Coletivo de Poesia Sarau da Onça
Tema: Cultura e Emancipação Cidadã

Roda 02 - Levante Popular da Juventude
Tema: Juventude, Cultura e Participação Popular.

Roda 03 - Lymbo kariri Xocó
Tema: Cultura Indígena e o Processo Político - Dança, Pintura Corporal, Artesanato e Memória

Roda 04 – Soiane Gomes
Tema: Dançando Nossas Matrizes- Caboclinhos, expressão indígena no carnaval.

Roda 05 - Sergio São Bernardo (Instituto Pedra do Raio)
Tema: Educação e segurança - Diversidade e a cultura da paz

Roda 06 - Patrícia Santana
Tema: Cultura Participativa no Território Metropolitano: uma leitura governamental

Roda 07 - Nelson Maca (Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia)
Tema: Literaturas Negras: Arte, Luta e Identidade

Roda 08 - Mara Mukami e Larissa Passos
Tema: Construção de identidade estética e política da Mulher Preta e Crimes contra a dignidade sexual

17h30min - Giro das Rodas
Mediador - Helder Bomfim e Fernando do Recife – Fórum de Cultura da Bahia

19h00min as 20h00min – Jantar
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

20h00min – Virada Cultural
Local: Praça da Bíblia
Apresentação: Helder Bonfim e Laecio Silva
Atrações: Ninfa Cunha; Déo Carvalho; Banda Mametto;
Orquestra de Berimbau Obá de X; Intervenções.

00h00min – Encerramento da Cultura
DIA 27/04 – DOMINGO
07h00min as 08h00min - Café da manhã
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira
09h00min – Assembleia
Local: Auditório da Câmara de Vereadores

Apresentação do Projeto Mapeamento das Manifestações Culturais
CISAIS/UFBA - Prof. Clélia Côrtes.

09h30min - Avaliação do regimento interno

10h30min - Escolha do local e data do X Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

11h00min - Organização e Regimento do Fórum de Cultura da Bahia
Gilberto Batista e Cláudio Vilas Boas
Nomeação / eleição
Encaminhamentos finais e encerramento

13h00min as 14h00min - Almoço
Local: Escola Municipal Padre Luiz Palmeira

14h30min – Toré Indígena; Cultura da Paz
Local: Praça da Bíblia

16h00min – Saída dos ônibus para os municípios.
Exposições
Local: Centro de Cultural Irmão Inocêncio Antônio da Rocha e Saguão da
Câmera Municipal
Fotográfica - Salvador de muitos cantos e encantos; Mestres Centenaristas da Cultura;
Artesanato; louças e antiguidades.
Feira de Economia Solidária
Local: Praça da Bíblia
Culinária; Artesanato; Literatura.
Fonte:  http://forumdeculturadabahia.blogspot.com.br/p/vii-encontro-do-forum-de-cultura-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário