quarta-feira, 4 de junho de 2014

Os Kiriri em Simões Filho participaram do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia

A vinda de 7 membros do Povo Kiriri, das Aldeias Marcação e Mirandela, do município de Banzaê, localizado no semiárido da Bahia, para participarem do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia e para exporem produtos da Fábrica de Biscoitos e do Artesanato, quando, Maria de Souza de Jesus - Kiapuan, fez parte da Mesa dos Mestres da Cultura: Instituição e costume de uma sociedade: Tradição Oral, Memória e Corporal.


Kiapuan é sobrinha do conhecidíssimo Cacique Lázaro Gonzaga de Souza ou Lázaro Kiriri. Ela o substituiu na oportunidade em virtude de que seu tio estava imerso na manutenção das roças e das cabras. Cuidado estratégico para seu povo que habitam a Aldeia de Mirandela. Esta região do semiárido sobrevivência a intensos períodos sem chuva e que associado a este fenômeno um agudo problema socioambiental se instalou em razão do desmatamento e queimadas entre outros elementos utilizados na pecuária dos não índios.

A Fábrica de Biscoitos é liderada por Dilma de Jesus Santos Kiriri e Sandra Beatriz Jardim Souza Kiriri. Os produtos da Casa do Artesanato é liderada por Genivaldo de Jesus Teodoro (Arati).

Além destes fazem parte deste grupo: Adjaime Jesus dos Santos Kiriri, Antônio Almeida Reis Kiriri, Hingrid Jardim Souza Kiriri.

O Secretário Municipal de Cultura, Jorge Salles, em nome da Prefeitura de Simões Filho, agradeceu ao cacique Lázaro Kiriri, a Reinaldo Mendes Kiriri e a prefeita Patrícia Almeida pela vinda dos representantes do povo Kiriri no importante evento deste Fórum Cultural do Estado da Bahia.

No primeiro dia do fórum também interagiram com os Kiriri membros dos povos Fulini-ô e Kariri-Xocó que estão na Reserva Thá-Fene, localizada no município de Lauro de Freitas. Juntos realizaram um ritual e expuseram seu artesanato.

Os Kiriri nos três dias do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia expuseram seu artesanato e ao final apresentaram um toante, ritual de seu povo e cantaram na sua língua ancestral.

FIGURAS PRECIOSAS


Nesta oportunidade do IX Encontro do Fórum de Cultura reencontrei figuras que muito prezo, entre elas abracei, Jeane com sua emocionante interpretação de “Canudos, 1897” de Carlos Pita (ver a letra abaixo), imortalizada na voz da cantadora Roze de Tucano (BA), o cantor e compositor Val Macambira, que viera como membro do Conselho Nacional de Política Cultural, Sonia Bastos e Taquary Pataxó, líder dos Estudantes da UFBA, que proferiu e cantou em Patxorã, língua originária do seu povo, Kiapuam que também falou e cantou em Kipeá (Kiriri) e, entre outras, as simpatias das presenças de Fernando do Recife, Hamilton Oliveira, Graça Dias, Paulo e Sônia Argôlo, entre outras...


Canudos, 1897
(Letra e música: Carlos Pita)

O sangue virou água
E se fez Cocorobó
A morte virou corisco
E cortou o coração
A justiça virou fogo
E corre atrás dos coronéis
Valei-me meu Conselheiro
Pela desgraça do vintém
Que a terra é de todos
A terra é de ninguém

Créditos das fotos: Sônia Bastos e Ademario Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário