domingo, 3 de agosto de 2014

Moura Tukano viajou aos céus dos ancestrais indígenas

Amig@s e parentes,

Cumpro o doloroso dever de informar de que hoje, domingo, 3 de agosto, faleceu MOURA TUKANO. Essa informação veio através de sua esposa Maria Verônica Vieira Moreira.

Ao longo desses últimos dias tivemos informes gerais sobre a gravidade da doença de Manoel Fernandes Moura, mais conhecido Moura Tukano, o nosso muito estimado líder e escritor indígena do Amazonas, membro da Comissão de Direitos Indígenas do Projeto Rondon e um dos fundadores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e de outras ações tantas, e, notadamente, do Movimento Indígena (1970-1990), ao lado de outras lideranças como Ailton Krenak, Álvaro Tukano, Marcos Terena, Eliane Potiguara, entre outras.

Além de sua trajetória, passei a conviver com o estimado Moura quando participei do 8º e 10º EEAI - Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, a convite de Daniel Munduruku e Graça Graúna. Nesses encontros a presença de Moura Tukano foi fundamentadora e enriquecedora para todas pessoas envolvidas - para índios e não índios.

Que honra e alegria foi estar ao seu lado! Jamais esquecerei tamanha oportunidade! Perto dele o admirávamos e sorríamos muito e... íamos para cima do que precisava ser enfrentado. Ao saber do que lhe consumia na UTI fazíamos de longe tudo o que podíamos motivados por sua Luz e por nosso Amor à Ele: Moura Tukano!!!

É, parentes, quanto ensinamento, quando naqueles dias, naquela montanha do Rio de Janeiro, perto do Cristo Redentor em tantos para trabalhos para fundarmos a nossa AssEArIn e que ele nos sugeriu que fosse: Diroá - AssEArIn - Associação de Escritores e Artistas Indígenas -, ele nos informou o papel dos Diroás em nossas vidas - já escrevi algumas linhas a respeito - dizia ele e quem lhe ouviu deve agora saber o real sentido e função dos Diroás... Eu sei o que ele nos ensinou e sinto o que é saber o que ele nos ensinou! Manoel Fernandes Moura Tukano está encipoado nas vidas pelas quais passou. Eu, apesar da dor dessa separação - serei mais feliz, mais forte. Ele ficou por dentro!

É muito difícil escrever estas palavras. Penso que o melhor a fazer é dinamizá-lo por dentro de nós e colocá-lo, ora em diante, em nossas atitudes!









Nenhum comentário:

Postar um comentário