quinta-feira, 14 de maio de 2015

A historiadora Consuelo Pondé de Sena morre aos 81 anos

Morre aos 81 anos a historiadora Consuelo Pondé

Da Redação
  • IGHB | Divulgação
    Consuelo Pondé era presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia - Foto: IGHB | Divulgação
    Consuelo Pondé era presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia
Morreu na manhã desta quinta-feira, 14, aos 81 anos, a historiadora e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena. Ela estava internada no Hospital Português.

Nascida em Salvador no dia 19 de janeiro de 1934, Consuelo Pondé possuía um vasto currículo nas áreas de História, Geografia, Sociologia e Antropologia, tornando-se referência no estado.

Exerceu o cargo de diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba, Associação Baiana de Imprensa, Casa de Ruy Barbosa, Arquivo Público do Estado da Bahia, além de ter sido chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba e conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial, da Associação Comercial e do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa.

Também publicou uma série de livros, entre eles "Portugueses e africanos em Inhambupe", "Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru", "A imprensa revolucionária na Independência" e Os Dantas de Itapicuru".

No IHGB, estava em seu quinto mandato como presidente. O corpo da historiadora será velado durante a tarde, no próprio Instituto.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1680909-morre-aos-81-anos-a-historiadora-consuelo-ponde

Nenhum comentário:

Postar um comentário